O vidro é 100% reciclável, um quilo de cacos de vidro faz outro quilo de vidro, infinitamente, sem perder a qualidade. Além disso, a reciclagem do vidro evita a emissão de CO², gás causador do efeito estufa, e a extração de matérias-primas e consumo de energia, contribuindo para a preservação da natureza.
Mas para que você contribua com a reciclagem, alguns cuidados devem ser tomados.
Em primeiro lugar, por ser um resíduo pesado, é recomendável realizar seu armazenamento em caixas de papelão, separando-o de outros resíduos recicláveis.
Também, deve-se remover restos de alimentos e outros contaminantes que podem atrapalhar o processo de fabricação e a qualidade do vidro produzido.
Quando quebrado, tome cuidado para não se cortar quando for recolher os cacos, que devem ser embrulhados em papel ou colocados em uma caixa de papelão, ou até mesmo em uma caixinha de leite, e identificados como ?VIDRO QUBRADO?, evitando acidentes com quem vai manuseá-lo.
Alguns vidros, como o temperado, não são recicláveis e por isso, seu descarte pode ser feito como rejeito, mas se você tem dúvida quanto a reciclabilidade de algum resíduo de vidro, envie para coleta seletiva que o catador irá selecioná-lo corretamente.
Já outros resíduos que contem vidro devem ter destinações especiais, como por exemplo os de aparelho celular e monitor, que devem ser descartados como lixo eletrônico, e as lâmpadas, que apesar de serem de vidro, são descartadas em programas de logística reversa.
Promova o descarte consciente. Faça sua parte e auxilie o meio ambiente.
Thumbnail: Imagem de CHUTTERSNAP on Unsplash